A temática do cuidado, ou da sua ausência, está no cerne, particularmente, das relações que envolvem Justiça, Infância e Juventude.
Cuidado é um valor central a ser desenvolvido, fundamentalmente, com jovens em conflito com a Lei, quando o que se deseja é potencializar oportunidades de efetiva socioeducação.
É preciso aprimorar com e junto a esses sujeitos de direitos essa noção de cuidado em suas diversas formas, cuidado consigo mesmo, cuidado com a família, com o outro, com a sociedade, com a cidade…
O conceito de cuidado remete a um modo de fazer na vida cotidiana, permeado por atenção, responsabilidade e zelo, valores, muitas vezes, subestimados em razão da imediatidade própria da juventude, agravada pelos desafios e perigos do ingresso no “mundo infracional”.
O “Projeto Jovens Florestas” quer estimular a reflexão dos adolescentes, especialmente daqueles em cumprimento da medida de internação e de semiliberdade, na comarca de Belo Horizonte, acerca desse cuidado exigido para a vida sadia e plena em sociedade, utilizando, metaforicamente, as práticas inerentes à instalação e manutenção de um viveiro de mudas, hortas, técnicas de reutilização e de compostagem e noções de sustentabilidade.
Afinal, a ausência de cuidado está também na gênese das crises climáticas que vêm assolando o nosso planeta e todos podemos e precisamos encontrar novos caminhos mais sustentáveis.